especialidades

conheça nossas especialidades

A Acupuntura é uma técnica de tratamento que consiste em introduzir finas agulhas na pele com a finalidade de estimular pontos específicos relacionados a cada órgão do corpo. Além das técnicas de acupuntura, a Medicina Tradicional Chinesa engloba outros métodos como a Moxabustao (aquecimento com tubos especiais a base de ervas), a Fitoterapia (ingestão de compostos preparados a base de ervas) e a Eletroacupuntura (estimulação dos pontos de acupuntura através de um aparelho elétrico). As patologias mais comuns tratadas com a Acupuntura na Medicina Veterinária são: analgesia de dores crônicas e agudas, paralesias e paresias de membros, afecções da coluna vertebral, afecções músculo-esqueléticas, afecções do trato genito-urinário, gastrointestinal e respiratório, seqüelas de AVC e cinomose e algumas dermatopatias. A Acupuntura busca o equilíbrio do organismo como um todo, tendo a vantagem de não possuir os efeitos colaterais de alguns medicamentos alopáticos.

Saiba mais

A pele constitui-se no maior órgão do corpo e uma de suas principais funções é a de barreira com o meio externo. As doenças de pele (dermatopatias) representam enorme parcela na rotina da clínica de animais de estimação. Distintas enfermidades cutâneas acometem os cães e gatos, a exemplo de dermatoses infecciosas, alérgicas, parasitárias, imunomediadas, endócrinas e carenciais, assim como diversas outras doenças, em outros órgãos e sistemas, têm reflexos cutâneos. Nos últimos anos houve um grande avanço na área de dermatologia canina e felina, tanto na esfera de conhecimentos técnico-científicos, como nos campos de diagnóstico e terapia. Kether - Centro Diagnóstico Veterinário oferece atendimento dermatológico para cães e gatos por uma equipe de médicos veterinários especializados, através de consultas e exames subsidiários específicos (exames parasitológico e citológico de pele, culturas bacteriana e micológica, biópsia e dermatohistopatológico). O Serviço de Dermatologia Veterinária está sob responsabilidade do Dr. Carlos Eduardo Larsson Júnior, com atuação na área desde 1997.

Saiba mais

Endocrinologia veterinária é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as glândulas endócrinas (produtoras de hormônios). Os hormônios são substâncias químicas que controlam o metabolismo, o crescimento, o desenvolvimento e a reprodução, além de atuarem na adaptação dos animais ao meio ambiente. As glândulas endócrinas situam-se em diferentes partes do corpo, sendo que as principais são: hipotálamo, hipófise, tireóide, pâncreas, adrenais, ovários e testículos. Essas glândulas podem desenvolver problemas no seu funcionamento de forma a produzir hormônios em quantidade insuficiente ou em excesso. As doenças endócrinas mais freqüentes são: diabetes mellitus (deficiência absoluta ou relativa do hormônio insulina), hipotireoidismo (deficiência dos hormônios da tireóide), hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios tireoidianos), hiperadrenocorticismo (produção excessiva de hormônios produzidos pela adrenal) e hipoadrenocorticismo (deficiência dos hormônios produzidos pela adrenal). Beber muita água e urinar exageradamente, apresentar um apetite exacerbado, ganhar ou perder peso excessivamente, apresentar distensão abdominal, sonolência, “preguiça”, tremores, lesões de pele recidivantes são sintomas (alterações) que podem ser compatíveis com algum distúrbio de causa hormonal, ou seja, uma doença endócrina que cães e gatos podem apresentar. Além de ser uma especialidade voltada aos desequilíbrios hormonais, a endocrinologia também se dedica a problemas relacionados ao metabolismo, como por exemplo, a obesidade, uma doença grave, de incidência crescente entre cães e gatos e responsável pela menor qualidade de vida dos animais de estimação. A obesidade diminui a expectativa de vida: cães obesos vivem em média dois anos a menos quando comparados aos cães com peso ideal. Em resumo, “gordinho” não é sinônimo de saúde! Outra desordem metabólica que merece destaque é a hiperlipidemia, ou seja, o aumento dos níveis de colesterol e/ou triglicérides no sangue. Os animais com essa alteração podem apresentar dor abdominal, vômitos, diarréia, problemas oculares e convulsões. Para se estabelecer o diagnóstico de uma endocrinopatia é necessário uma avaliação completa, a qual deve incluir a história clínica do animal, um minucioso exame clínico, exames complementares, dosagens hormonais e testes funcionais. Estabelecido o diagnóstico, o tratamento a ser adotado deve levar em consideração o quadro clínico do paciente e a etiopatogenia da doença. O ideal é que o paciente seja acompanhado periodicamente durante o tratamento pelo médico veterinário especializado em endocrinologia e metabologia e pelo médico veterinário clínico geral.

Saiba mais

A fisioterapia previne e trata lesões causadas por traumatismo ou doenças em pacientes incapacitados. É um tratamento não invasivo que utiliza modalidades terapêuticas através do calor, frio, água, luz, corrente elétrica e exercícios. Objetivo do tratamento: Diminuição da dor e inflamação Restabelecer a força, a potência e o enrijecimento muscular Retorno da amplitude de movimento Redução dos espasmos musculares Promover a cicatrização das estruturas comprometidas Ajudar na formação do calo ósseo Melhorar a coordenação Prevenir contra contraturas e deformidades Diminuição de edemas Elimina ou diminui o uso de medicamentos Principais indicações Artrite e artrose Hipertrofia muscular Discopatias Displasia coxo-femoral e cotovelo Geriatria Condicionamento pré e pós-operatório Feridas abertas de difícil cicatrização Lesões musculares, ligamentares e tendíneas Aparelhos Laser - é uma corrente eletromagnética através da injeção de feixes de luz, com ação analgésica, antiinflamatória, regenerativa e cicatrizante. Eletroterapia - Corrente FES, corrente elétrica de baixo nível que promove a contração do músculo. Previne a atrofia muscular em pacientes pré e pós-operados, pois trabalha músculos em desuso por alguma lesão. Corrente TENS-BURST, promove analgesia pela liberação de endorfina e encefalina. Crioterapia - promove resfriamento local e é indicada na fase aguda da lesão ou até 72 horas após o trauma. Diminui o sangramento, a dor e a formação de edema no pós-operatório. Terapia pelo calor - Infravermelho: é um calor superficial que acelera o metabolismo celular auxiliando na reparação e cicatrização tecidual, no alivio da dor crônica, relaxa a musculatura e reduz a rigidez tecidual. Exercícios terapêuticos: Ativos: têm a finalidade de produzir contração ativa dos músculos, como caminhadas, physioball (propriocepção), exercícios com elásticos (melhora na coordenação motora e aumento da mobilidade e flexibilidade). Passivos: são os exercícios onde o terapeuta é quem realiza os movimentos para o paciente, cinesioterapia (alongamento) e massoterapia. Haihua - é um aparelho com imãs que liberam cargas eletromagnéticas, permitindo a estimulação de pontos do corpo, assim como fazem as agulhas. A vantagem é que, nos casos de dores crônicas e agudas, ele consegue uma resposta mais rápida do organismo. Esse tratamento é indicado para o alivio da dor como: dores na coluna, artrose, nevralgia (ajuda na regeneração dos nervos aumentando a estimulação de carga nervosa na região afetada), aumenta circulação local e a produção de colágeno que tonifica a flacidez muscular.

Saiba mais

A Oftalmologia Veterinária é a especialidade responsável pela saúde ocular animal e está em constante modificação. Atualmente contamos com modernas técnicas de diagnóstico e tratamento, clínico e cirúrgico, o que nos proporciona maior sucesso na abordagem das inúmeras afecções que acometem nossos pacientes. Todo esforço de nossa equipe em prol de oferecer visão e qualidade de vida aos animais que tanto amamos é mais que válido.

Saiba mais

A oncologia veterinária tem como objetivo aumentar a expectativa e proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente com câncer. A consultoria oncológica inclui estadiamento do paciente, realização de exames laboratoriais, como histopatológicos e imunoistoquímicos, para assim valer-se da melhor opção terapêutica, seja o tratamento cirúrgico e/ou quimioterápico. A quimioterapia é amplamente utilizada e, ao contrário dos seres humanos, causam menos efeitos colaterais nos cães e gatos. Além disso, deve-se oferecer um tratamento suporte adequado ao paciente com câncer, como analgesia (controle da dor), aporte nutricional, entre outros.

Saiba mais

Temos o orgulho de anunciar a aquisição de novo equipamento com o objetivo de otimizar soluções em imagem para o setores de ultrassonografia. Abaixo está uma lista de tecnologias avançadas e as opções disponíveis: • Dinâmica TCE ™ tecido tecnologia de melhoramento de contraste • Esclarecer ™ realce vascular (VE) • SieClear ™ multi-view composição espacial • TGO tecido em tons de cinza ™ tecnologia de otimização • Quatro Vista ™ tecnologia 4D transdutor • Aplicações avançadas de quantificação de cardiologia • AcuNav cateter ™ para ecocardiografia intracardíaca • syngo ® Pacote de Saúde Arterial • CartoSound Communications para utilização com o cateter AcuNav • Viver bi-plano de próstata imagem • Pacotes especializados de relato para a Endocrinologia, Vascular, Cardiologia e mais

Saiba mais