Patologia clínica
Exames / Patologia clínica
Os exames laboratoriais são um complemento importante para o diagnóstico de diversas doenças que acometem os animais domésticos. Em associação à outros métodos diagnósticos (por exemplo, exame radiográfico ou ultrassonográfico), permitem ao clínico veterinário melhor direcionamento para suspeita clínica e exclusão de diversos diagnósticos diferenciais.
O resultado de um exame laboratorial confiável e de qualidade depende do preparo do animal (jejum, uso de medicação, etc), da coleta do material e do manuseio da amostra coletada. Qualquer variação nos procedimentos citados acima pode comprometer o resultado do exame.
Preparo do animal:
É indicado jejum alimentar que varia de 8 a 12 horas de acordo com os exames solicitados. Para o exame de glicemia, alguns testes bioquímicos (colesterol e triglicérides) e hormonais (cortisol basal, por exemplo) é indispensável o jejum alimentar de 12 horas. Para os animais que irão realizar exame de urina é imprescindível que não tenham urinado por pelo menos 1 hora antes da coleta, garantindo a repleção adequada da bexiga para a coleta da amostra.
Coleta:
sempre que possível coletar as amostras de sangue em jejum (período indicado para cada exame), em casos de impossibilidade do preparo é importante comunicar o laboratório.
utilização do recipiente de coleta adequado para cada exame (tubo de coleta com EDTA, tubo de coleta seco ou outro recipiente específico) .
considerar qualquer estresse do animal durante a coleta do material, assim como o correto manuseio do recipiente de coleta, para evitar alterações nos resultados dos exames.
é importante informar o uso de tratamento medicamentoso (uso de anti-convulsivantes, corticóides etc...) ou dieta específica que possa ser relevante na interpretação dos resultados.